Foto Perfil 2021 07 cc_edited.jpg

SOBRE

Oi, prazer, essa sou eu! Apaixonada pela natureza, pelas relações humanas e por registrar momentos, mudei meu mundo para viver de fotografia.

Conheça um pouquinho mais sobre mim!

Sou Luiza Saad, uma carioca de 30 anos que, há 3 anos, tomou a decisão de deixar sua cidade natal para morar em Paraty. Essa decisão veio junto a outra igualmente ousada: a de viver inteiramente de fotografia.

 

Desde criança, meu interesse pelos seres vivos e pela natureza veio acompanhado pelo olhar atencioso com os seus detalhes. Eram momentos de reverência à beleza da vida. A fotografia logo se tornou uma atividade importante para que eu pudesse registrar em imagens esses pequenos encantos.

 

Mais tarde, durante minha graduação em Biologia – sou professora de Ciências e Biologia de formação, com mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – me interessei em aprender os processos ópticos envolvidos para a formação e registro da imagem no interior da câmera, assim como todas as escolhas necessárias para fazer uma boa foto em modo manual. Investi, então, em uma boa câmera e fiz meu primeiro curso básico de fotografia numa antiga e tradicional escola de fotografia do Rio de Janeiro: o Ateliê da Imagem. Foi o primeiro passo em direção à minha profissionalização. A partir de então, não parei mais. Fiz mais cursos. Fotografei mais, li mais, adentrei de cabeça nesse universo.

 

Ainda durante a minha graduação, realizei diversas disciplinas da Licenciatura que se encaixavam em grades das Ciências Humanas. Em consequência desses estudos, meu olhar para as pessoas, para a sociedade e para o mundo mudou, e com a fotografia, não foi diferente. Compreendi que não era apenas sobre registrar o “real” e sua “beleza”: era também um instrumento de criação deste próprio mundo em que vivemos e um incrível meio de expressão, capaz de dar voz a mim e ao outro. Um ato de transformação. Assim, todos os meus interesses e propósitos de vida confluíram para a fotografia. Eu queria fotografar e, através dessa linguagem, conhecer, ajudar e transformar a vida das pessoas.

 

Eu queria viver de fotografia e, junto com essa escolha veio também a de viver uma vida diferente daquela conturbada na cidade grande. Assim, me mudei para Paraty e passei a trabalhar inteiramente com fotografia. Atualmente, sou feliz, amo o lugar e a vida que escolhi viver, e sou grata pelo fato de ter feito da fotografia um caminho que me leva a conhecer pessoas incríveis, suas produções e suas histórias e, principalmente, poder contribuir com suas trajetórias e seus sonhos de vida.